Brasileirinho Copacabana

Rio de Janeiro


Telefone

Clique para visualizar

Chef

Leonardo Braga

Região

Rio de Janeiro



Apresentação

Brasileirinho abre as portas com vista para a praia de Copacabana e cardápio regional

Localizado na orla mais famosa do país e com vista privilegiada para o mar, o restaurante Brasileirinho abre as portas na Avenida Atlântica com cardápio que valoriza a gastronomia brasileira. Entre as opções destacam-se a autêntica moqueca capixaba, uma feijoada completa, bobós variados, o tradicional tutu e ainda camarão servido na moranga.

À frente do empreendimento está o empresário Leonardo Braga. Filho de engenheiro agrônomo, Leonardo morou em sete estados brasileiros e chegou a viver em fazendas, onde teve contato com produtores locais e conheceu as particularidades da comida de cada região. No Rio de Janeiro, Leonardo comanda quatro restaurantes, sendo o Brasileirinho o primeiro em Copacabana.

Apaixonado pelo bairro, o empresário faz questão de oferecer aos clientes receitas tradicionais preparadas com ingredientes de qualidade, que muitas vezes rodam milhares quilômetros até chegar à mesa. "Como viajo muito, estou sendo conhecendo novos fornecedores e produtos. O doce de leite vem de Viçosa, a goiabada cascão de Ponte Nova, o pequi de Goiás. Trazemos praticamente tudo de fora do estado, até as panelas. As que usamos para a feijoada são feitas em Cachoeiras de Brumado. Já as da moqueca, das Paneleiras de Guarapari", conta Braga.

A referência à cidade maravilhosa, porém, não fica de fora. Toda a fachada do Brasileirinho é revestida por autênticas pedras portuguesas, trabalho minucioso tocado pelo arquiteto João Uchoa. No interior, objetos de decoração garimpados pelos sócios em viagens compõem o clima do restaurante, que conta ainda com enormes cestos de palha presos ao teto, utilizados como luminárias.

O cardápio da casa é dividido em temas que ajudam a descrever o país. O capítulo Da Roça exibe costelinhas, torresmo e o mineiríssimo pastel de angu. Já na página Do Mar estão pratos como ostras frescas e polvo grelhado. Já o Feitos na Pedra inclui pratos servidos em panelas de pedra sabão, como camarão, filé de peixe e mexilhões. Na página dedicada às moquecas o prato é oferecido em quatro formas de preparo: baiana, capixaba, carioca e do Pará.

Não poderia faltar, claro, um capítulo dedicado à feijoada. A refeição inclui nada menos que onze opções de carnes - bacon defumado, orelha de porco, lombo salgado, carne seca, linguiça fresca, rabo, costela salgada, língua defumada, chispe, carne de boi e paio -, além de acompanhamentos como aipim frito, laranja, couve, farofa e torresminho. A sobremesa fica por conta dos doces caseiros de abóbora com coco, banana e ainda doce de leite.

Obter indicações:

Morada

Av. Atlântica n°3564 , copacabana, 22070-001, Rio de Janeiro

Website

Ver

Horário

Segunda à Domingo (inclusive em feriados) - 12:00 à 01:00


Serviços

Débito automático, Visa, Mastercard, Diners Club

Comodidades

Wi-fi, Estacionamento, Ar condicionado

Tipo de Cozinha

Brasileira


Tipologia

Urbano


Lotação

70 pessoas

Atribuir classificação