PÃO DE FIGOS

Prato

Pães


Descrição

O salgado e o doce num delicioso pão com figos secos, que não precisa de ser amassado.

Numa tigela grande, misturar a farinha, sal e fermento. Adicionar a água e os figos picados e misturar com uma colher de pau; a mistura vai estar pegajosa. Cobrir a tigela com película aderente untada com um pouco de azeite e deixar repousar durante 12 a 18 horas, à temperatura ambiente (cerca de 21ºC).

Quando a massa estiver pronta vão reparar que tem algumas bolhas na superfície. Enfarinhar levemente uma superfície de trabalho e colocar a massa sobre ela; polvilhar com um pouco mais de farinha e dobrá-la sobre si mesma uma ou duas vezes. Cobrir com película aderente e deixar descansar por 15 minutos.

Com um pouco mais de farinha, apenas a suficiente para evitar que a massa se agarre à superfície de trabalho ou aos dedos, moldar a massa numa bola, rápida e delicadamente. Enfarinhar generosamente um pano de algodão; colocar a massa sobre o pano e polvilhar com mais farinha. Tapar com outro pano de algodão e deixar levedar durante aproximadamente 2 horas. Quando estiver pronta, a massa terá crescido mais do dobro em tamanho e, se pressionarem com o dedo, não vai voltar à forma original rapidamente.

Meia hora antes de massa estar pronta, aquecer o forno a 240ºC. Colocar uma panela pesada e com tampa (ferro fundido, esmalte, pirex ou cerâmica)  no forno enquanto este aquece. Quando a massa estiver pronta, retirar cuidadosamente panela do forno. Com a ajuda do pano, virar a massa para dentro da panela. Agitar a panela uma ou duas vezes se a massa ficar distribuída de forma muito desigual; ela irá ficar mais uniforme enquanto assar. Cobrir com a tampa e levar ao forno por 30 minutos. Ao fim deste tempo, retirar a tampa e cozer por mais 15 a 30 minutos, para dourar o pão. Arrefecer sobre uma grade.

Baseado na receita de "no-knead bread" de Jim Lahey

Fonte: mesacorrida.com

Ingredientes

3 xícaras (450g) de farinha de trigo 
1/4 colher de chá de fermento de padeiro em pó (tipo Fermipan)
1 1/2 xícaras (375ml) de água
1 1/4 colheres de chá de sal
1 xícara de figos secos, picados grosseiramente
Azeite para untar
Farinha para polvilhar