Bolo de Batata-Doce e Coco



Descrição

Deite água na Taça até à marca do vapor (0,7L), coloque as batatas inteiras e lavadas no cesto e seleccione o programa de cozedura a vapor durante 30 minutos. No final da cozedura, retire a o cesto das batatas, a água da taça e coloque o acessório batedor. Deite as batatas, que entretanto pelou, reduzindo-as a puré durante 6 minutos e 30 segundos. Reserve 500g (depois de retirada a pele das batatas, foi este o peso que obtive).

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Com o acessório batedor, coloque as claras . Programe velocidade 9, 4 minutos ou até as claras ficaram bem firmes. Retire-as para um recipiente e reserve. Dica: O truque para as claras ficarem sempre bem batidas é retirar a tampa de vapor, entrando assim mais ar para a taça, o que irá ajudar a obter a textura perfeita.

Na taça, munida do acessório batedor, coloque as gemas, a manteiga, o açúcar e o leite de coco e programe velocidade 9, durante 2 minutos.

Verta esta mistura numa taça grande, acrescente a baunilha, o puré de batata-doce, o coco ralado, a farinha de trigo e mexa com um fouet até obter uma massa homogénea. Envolva, delicadamente, as claras batidas à massa. Por último, acrescente o fermento em pó.

Verta a massa numa forma, previamente untada (ou revestida de papel vegetal) e leve ao forno durante cerca de 50 minutos. Antes de retirar, verifique a cozedura com um palito.

Desenforme o bolo depois de morno e polvilhe-o, generosamente, com coco ralado e em lascas.

Fonte: alquimia dos tachos

Ingredientes

650 g de batata doce
200 ml de leite de coco
100 g de coco ralado
3 ovos
300 g de açúcar
80 g de manteiga (amolecida)
200 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de fermento em pó
coco ralado e em lascas (para decorar)