Jockey Club Brasileiro

Rio de Janeiro



Descrição

O Jockey Club Brasileiro vem de duas vertentes. Uma com o nome de Jockey Club, foi fundado em 16 de julho de 1868 por um grupo de cidadãos interessados em turfe, entre os quais o conde de Herzberg, o Major Suckow, Costa Ferraz e Henrique Possolo. Tinha corridas no Prado do Engenho Novo. No dia 11 de julho de 1926 inaugurou o Hipódromo Brasileiro, hoje conhecido como Hipódromo da Gávea.

Em 6 de março de 1885, surgiu outra entidade turfística, Derby Club, tendo na sua presidência o Dr. Paulo de Frontin. Foi instalado numa grande área onde, hoje, se situa o Estádio Mário Filho: o Prado Maracanã. O Derby Club funcionou 47 anos até se unir ao Jockey Club, para surgir o atual Jockey Club Brasileiro em 1932. Pela preferência do público e condições de modernidade, prevaleceu o prado do antigo Jockey Club, o então chamado Hipódromo Brasileiro.

A primeira diretoria do Jockey Club Brasileiro (unificando o Derby Club) teve como presidente, Dr. Linneo de Paula Machado.

Em 1933, a 6 de agosto, foi realizado o primeiro Grande Prêmio Brasil, com dotação de 300 contos de réis, tendo sido vencedor o cavalo "Mossoró", que segundo se fala quase foi levado no colo pela multidão, que presente ao hipódromo vibrava com a vitória do Tordilho. Concomitantemente foi instituido o Sweepstake, a famosa loteria, que tanto sucesso havia alcançado na Europa.

Hoje em dia, as corridas promovidas pelo Jockey Club Brasileiro no Hipódromo da Gávea são uma grande atração para a sociedade elegante do Rio de Janeiro e outros apostadores de todas classes sociais.

Localização

Praça Santos Dumont, 31, 22470-060, Rio de Janeiro

Latitude

-22.9746809000

Longitude

-43.2266734000

Site