Leitão a moda da Bairrada



Descrição

Uma das duas únicas raças  de suínos existentes em Portugal. A outra, que merece também respeito é a raça alentejana\ibérica do "porco preto de montado".

Segundo fontes ancestrais essa raça era a existente na Bairrada em tempos antigos, consequentemente deu fama ao prato emblemático bairradino.

Segundo o site do Ministério da Agricultura (Divisão de Produção e Melhoramento Animal) informa-nos que se trata de um suíno que se encontra nos dias de hoje principalmente em pequenas explorações agrícolas, do tipo familiar, de cor branca malhada de azul acinzentado, com a garupa estreita, descaída e pouco musculada.

Com uma distribuição geográfica quase que limitada ao extremo Norte do nosso país, convém percorrer esses caminhos de Torga, para além dos montes, para melhor nos familiarizarmos com o assunto.

Para um leigo a maior diferença entre o leitão bísaro e o leitão mais utilizado no assado à moda da Bairrada (normalmente de raças mais produtivas importadas do Oriente) encontra-se no desenho das formas do corpo, mais angulosas no bísaro e mais arredondadas no outro leitão; bem assim como no teor da gordura entre a pele e a carne. Enquanto que o leitão comum apresenta um manto de três a quatro centímetros de gordura corporal, no bísaro essa gordura dificilmente chegará a metade da espessura referida. Por outro lado, fruto do processo de engorda e também das características genéticas da raça, o bísaro é mais musculoso, de carne mais firme.


Restaurantes da especialidade