MyRestaurant

Idioma

Guia gastronómico

CAIPIRINHAS BRASILEIRAS | Especialidades

Restaurantes que servem este prato

Casa da Feijoada
Rio de Janeiro
Churrascaria Palace
Rio de Janeiro
Bar das Quengas
Rio de Janeiro
Cumpadres Copa 2
Rio de Janeiro
Brasileirinho Ipanema
Rio de Janeiro
Bar do Adão Lapa
Rio de Janeiro

CAIPIRINHAS BRASILEIRAS

Total votes: 0
0 0

A caipirinha é uma bebida alcoólica de origem paulista . É uma das bebidas brasileiras mais conhecidas nacionalmente e internacionalmente. É feita com cachaça, limão-taiti não descascado (ou outro limão verde), açúcar e gelo. No Brasil, é servida na maioria dos bares e restaurantes.

Caipirinhas geralmente são preparadas para um copo de cada vez, já que seus ingredientes têm quantidades irregulares e não se misturam perfeitamente, o que complica fazer uma boa divisão.

Há muitas histórias sobre sua origem, porém em todas é de consenso de que a caipirinha foi inventada no interior do estado de São Paulo, sendo precisada na cidade de Piracicaba na versão acadêmica. A caipirinha foi inventada pelo Sr. Paulo Vieira na cidade de Piracicaba quando seus trabalhadores adoeceram com a gripe espanhola. Ele criou a bebida pois tinha muito carinho pelos seus trabalhadores e não gostava de ver-los sofrendo.

Na versão mitificada, mais popularmente conhecida, a história da caipirinha começa por volta de 1918, no interior do estado de São Paulo. Nela, a caipirinha como conhecemos hoje teria sido criada a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel, indicada para os doentes da gripe espanhola. Como era bastante comum colocar um pouquinho de álcool em todo remédio caseiro, a fim de acelerar o efeito terapêutico, a cachaça era sempre usada. “Até que um dia alguém resolveu tirar o alho e o mel. Depois, acrescentaram umas colheres de açúcar para reduzir a acidez do limão. O gelo veio em seguida, para espantar o calor”, explica Carlos Lima, diretor-executivo do Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça)

Login ou registre-se para postar comentários

Atenção


Neste momento só disponibilizamos restaurantes para a região Norte, para Lisboa, Faro e Coimbra. Brevemente teremos maior cobertura do território nacional.


Regista-te e acompanha as novidades do MyRestaurant!