MyRestaurant

Idioma

Guia gastronómico

CAIPIRINHAS BRASILEIRAS | Especialidades

Restaurantes que servem este prato

Cumpadres Copa 2
Rio de Janeiro
Brasileirinho Ipanema
Rio de Janeiro
Casa da Feijoada
Rio de Janeiro
Churrascaria Palace
Rio de Janeiro
Bar das Quengas
Rio de Janeiro
Bar do Adão Lapa
Rio de Janeiro

CAIPIRINHAS BRASILEIRAS

Total votes: 0
0 0

A caipirinha é uma bebida alcoólica de origem paulista . É uma das bebidas brasileiras mais conhecidas nacionalmente e internacionalmente. É feita com cachaça, limão-taiti não descascado (ou outro limão verde), açúcar e gelo. No Brasil, é servida na maioria dos bares e restaurantes.

Caipirinhas geralmente são preparadas para um copo de cada vez, já que seus ingredientes têm quantidades irregulares e não se misturam perfeitamente, o que complica fazer uma boa divisão.

Há muitas histórias sobre sua origem, porém em todas é de consenso de que a caipirinha foi inventada no interior do estado de São Paulo, sendo precisada na cidade de Piracicaba na versão acadêmica. A caipirinha foi inventada pelo Sr. Paulo Vieira na cidade de Piracicaba quando seus trabalhadores adoeceram com a gripe espanhola. Ele criou a bebida pois tinha muito carinho pelos seus trabalhadores e não gostava de ver-los sofrendo.

Na versão mitificada, mais popularmente conhecida, a história da caipirinha começa por volta de 1918, no interior do estado de São Paulo. Nela, a caipirinha como conhecemos hoje teria sido criada a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel, indicada para os doentes da gripe espanhola. Como era bastante comum colocar um pouquinho de álcool em todo remédio caseiro, a fim de acelerar o efeito terapêutico, a cachaça era sempre usada. “Até que um dia alguém resolveu tirar o alho e o mel. Depois, acrescentaram umas colheres de açúcar para reduzir a acidez do limão. O gelo veio em seguida, para espantar o calor”, explica Carlos Lima, diretor-executivo do Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça)

Login ou registre-se para postar comentários

Atenção


Neste momento só disponibilizamos restaurantes para a região Norte, para Lisboa, Faro e Coimbra. Brevemente teremos maior cobertura do território nacional.


Regista-te e acompanha as novidades do MyRestaurant!