Bacalhau



Descrição

Em Portugal o Bacalhau tornou-se um prato típico das mesas portuguesas e num alimento imprescindível no regime alimentar em todas os estratos sociais da população. Dado ao processo fácil de secagem e conserva, o bacalhau difundiu-se com facilidade entre várias populações, levando-o a ser comercializado em regiões muito afastadas da costa atlântica, disseminando-se pela Europa central.

Hoje em dia a sua confecção é bastante variada, existindo inúmeras receitas, de alto gabarito gastronómico, por todo o país.

Sabia que…
Sendo um peixe com baixo teor de gordura, permite ser conservado com sal e seco ao Sol - Bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa. Para isso é preparado de uma forma especial que começa a bordo do navio e acaba na seca, em terra.

Bacalhau é o nome comum de várias espécies de peixes classificadas em vários géneros, em particular no gênero Gadus, pertencente à família Gadidae, sendo o dito "original", ou "verdadeiro", o bacalhau encontrado no mar Atlântico, chamado Gadus morhua, que é uma das cerca de 60 espécies da mesma família de peixes migratórios. O Gadus vive nos mares frios do norte, sendo geralmente de tamanho pequeno, embora alguns exemplares possam chegar a pesar 100 kg e medir pouco menos de dois metros. Alimenta-se de outros peixes menores, como o arenque.